Lembra quando a mamãe falava para mastigar a comida devagar ? Ela sabia do que estava falando. Mastigar a sua comida corretamente além de ajudar na quebra do alimento mecanicamente, também ajuda o corpo a produzir mais enzimas digestivas que facilitam o processo da digestão. Se você não mastigar a comida o suficiente, isto pode resultar em uma digestão incompleta, ou seja, menos nutrientes. Ex: os aminoacidos que irão para os músculos.
De acordo com uma pesquisa feita no Japão, a velocidade que você se alimenta pode influenciar o seu índice de gordura corporal. Os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição em Tóquio estimou a velocidade da alimentação e quantidade de comida consumida por 1,700 mulheres junto aos seus respectivos IMCs(Índice de Massa Corporal – Uma maneira de determinar a obesidade baseado no peso e altura). Eles descobriram que quanto mais rápido é a pessoa se alimenta, mais alto é o IMC e abundância de gordura.
Em outro estudo, os pesquisadores da Nagoya University Graduate School of Medicine, estimou a velocidade da alimentação e a quantidade de alimentos consumidos por 2700 homens e cerca de 800 mulheres, junto aos seus respectivos IMCs, níveis de glicose e insulina. Eles descobriram que quanto maior a velocidade da alimentação, maior o IMC e também maior o nível de glicose no sangue e insulina(Hormônio com grande impacto tanto no ganho de massa muscular como de gordura).
A moral da história é que estes dois estudos provam que comer devagar pode ajudar a construir massa muscular e ainda manter os níveis de gordura corporal. Então fique calmo, aproveite a sua refeiçãoi e mastigue muito bem cada mordida para facilitar a digestão e acalmar os níveis de insulina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário