segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cafeína – Bom ou Ruim ?

Cafeína - Bom ou ruim para o seu corpo ?

Todo mundo usa drogas. Esta afirmação pode chocar alguns conservadores, porém se você já tomou uma chícara de café, chá ou até mesmo comeu um pedaço de chocolate, você fez uso da droga mais usada e comum no mundo: a cafeína.
Benefícios da Cafeína
Alguns discutirão dizendo que a cafeína não é uma droga. Porém, todos os professionais da área médica concordam que o termo “droga” pode ser usado pra qualquer substância capaz de alterar o humor, percepção e pensamento de uma pessoa, o que é o caso da cafeína. Apesar da sua popularidade, vários cientístas desde o passado até os dias atuais levantam questões sobre a segurança da cafeína, se ela é benéfica ou maléfica ao nosso corpo. Quais são os riscos vs. benefícios para aqueles que consomem cafeína ?

Estudos comprovam que a cafeína tem efeitos positivos no sistema respiratório. Ela é capaz de reduzir os sintomas da asma. A cafeína também pode gerar um feito muito positivo nos vásos sanguíneos do cérebro, que quando estão dilatados geram dores de cabeça, a cafeína funciona como um constritor desses vasos o que faz com que a dor de cabeça vá embora.
Beber café ou bebidas cafeinadas pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, esta descoberta tem base em um estudo feito com 126.000 homens e mulheres, os resultados mostraram que pessoas que não tem cafeína na dieta tem uma maior probabilidade de desenvolver a diabetes tipo 2 do que as pessoas que consomem.


Outra vantagem em usar cafeína é a habilidade de previnir ou intorromper a propagação do cancer de pele. Pesquisadores americanos chegaram a essa conclusão testando ratos com tumores na pele, depois do uso da cafeína nos ratos houve uma diminuição efetiva nas células cancerígenas sem prejudicar o resto do corpo.
Malefícios da Cafeína
Não há muito o que colocar contra a cafeína, Mulheres tem um risco maior ao usar cafeína devido a sua ligação com a concepção e desenvolvimento de um ser humano, no caso da gravidez. O uso abusivo de cafeína durante a gravidez pode aumentar o risco de aborto.Cafeína também é uma substância que cria dependência, tanto psicológica quanto física, uma pessoa que utiliza cerca de 100mg de cafeína diariamente já pode criar dependência pela substância. E ao tentar suspender o uso, a pessoa dependente pode sentir alguns efeitos colaterais como: dores de cabeça, mudança de humor, náuseas e até vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário